segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

CANTEI UM POEMA

Hoje cantei um poema 
Dum poeta desconhecido (eu)
Seus lindos versos falavam 
De aventuras e ilusões.
E o meu grande dilema
Era ficar convencido
Que todos os versos davam
A mais linda das canções.
EU CANTEI…
Cantei até esvaziar
Tudo quanto havia em mim
E só parei de cantar
As estrofes em equação.
Todos os que queriam desafiar
Ouviram-me até ao fim
E um verso privilegiar
Da minha bela canção.
EU CANTEI…
Aprendi a conhecer
Os meus dotes de cantor
Mas não consegui dar um grito
Ficou-me preso na garganta.
Cantei até o amanhecer
Poemas ao meu amor
Sem entrar em conflito
Com versos que ninguém lhe canta.
EU CANTEI…
E foi para além do céu azul
Lá no horizonte, o infinito
O sol já estava a nascer…
E eu cantei mais uma canção.
Meus olhos postos no sul
Cantei a Deus. Oh Deus bendito
E não me hei-de arrepender
De lhe cantar este refrão.
EU CANTEI…
Cantarei sempre um poema
Contigo no pensamento
Abordarei sempre um tema
Vivido a cada momento.
Da vida daquele que canta
Seus lindos versos de amor
E quem o ouve se espanta
Com seus desabafos de dor.

Joaquim Barbosa


Nenhum comentário: